Debate sobre Cultura Viva na UFBA reúne MinC, SECULT, FGM e pontos de cultura
Por Redação
17/07/2025 às 11:32

Foto: Labfoto - Caique Silva
Nesta sexta-feira (18), às 9h, o auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA (Facom) sediará o debate "Cultura Viva na Bahia hoje", reunindo representantes do governo federal, estadual, municipal e da sociedade civil para discutir os rumos da Política Nacional Cultura Viva no estado.
Estão confirmadas as presenças de Márcia Rollemberg, secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC); Fernando Guerreiro, presidente da Fundação Gregório de Matos; Amanda Cunha, superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura (SECULT/BA); Beth Vieira, do Ponto de Cultura CRIA (Salvador); Alessandro Tuxi, da Associação Indígena Tuxi; e Graça da Cesta, do Pontão de Cultura
Afropop e representante da Comissão Estadual dos Pontos de Cultura da Bahia.
O encontro pretende refletir sobre os desafios e perspectivas da Cultura Viva nos territórios baianos, especialmente em um momento de retomada da política nos estados e municípios com o apoio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Com a Política Nacional Cultura Viva completando 20 anos em 2024, o debate se propõe a analisar a situação dos Pontos de Cultura hoje no estado: as novas redes, a sustentabilidade das iniciativas comunitárias e a valorização das expressões culturais populares em um novo contexto político.
O evento marca o encerramento do primeiro semestre da disciplina ACCS COMC30 – Cultura Viva: diálogo de saberes com Pontos de Cultura, oferecida na UFBA. Pela primeira vez, uma universidade pública brasileira dedica uma disciplina extensionista exclusivamente à Cultura Viva, promovendo o intercâmbio entre o conhecimento acadêmico e os saberes tradicionais, comunitários e ancestrais. Ao longo do semestre, os estudantes visitaram Pontos de Cultura e receberam mestres e mestras dessas iniciativas para aulas
dentro da universidade.
A atividade é promovida pelo Consórcio Universitário Cultura Viva, projeto de formação e pesquisa desenvolvido por UFBA, UFF e UFPR, com apoio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC.
Relacionadas
Ver maisMaracatu Baque Mulher Salvador oferece curso intensivo de percussão com Mestra Joana
17/07/2025 às 10:16
Por Redação
MUNCAB é finalista do Prêmio ABCA, com projeto de valorização das artes visuais afro-brasileiras
15/07/2025 às 11:56
Por Redação
Frescor em cada borrifada: Avon Aquavibe apresenta novos body splashes perfeitos para o dia a dia
14/07/2025 às 19:30
Por Redação