IV Seminário Asé Bàmgbòsè marca início das celebrações pelos 80 anos de Pai Air
Por Redação
11/09/2025 às 17:00

Nesta sexta-feira, 12 de setembro, às 16h, o Museu de Arte da Bahia recebe a abertura do IV Seminário Asé Bàmgbòsè, que marca o início das comemorações pelos 80 anos de iniciação de Pai Air. O encontro reunirá cerca de 100 pessoas, entre autoridades religiosas e representantes do Estado, e será aberto ao público.
Nascido em 20 de setembro de 1940, em Salvador, Pai Air é descendente direto de Bamboxê Obitikô e, desde os cinco anos de idade, foi consagrado ao Candomblé por sua tia e mestra, Caetana América Sowzer, a saudosa Iyá Caetana. Sua trajetória está entrelaçada com nomes que marcaram a história espiritual da Bahia, Rodolpho Martins de Andrade, Felisberto Sowzer e Tertuliana Sowzer de Jesus, raízes que sustentam sua missão e identidade.
Ao longo de mais de oito décadas dedicadas ao culto dos Orixás, Pai Air se consolidou como símbolo de devoção, responsabilidade e entrega. Mesmo diante das incertezas da juventude, sua vocação o encontrou, e ele respondeu com coragem e compromisso. Fundador do Ilê Odô Ogê, Pilão de Prata, há 64 anos, construiu não apenas um terreiro, mas um território de saber, acolhimento e resistência.
Relacionadas
Ver maisIndústria cultural cresce 5,5% ao ano: saiba como o ‘olhar feminino’ tem revolucionado o setor
11/09/2025 às 11:00
Por Redação
Jornalista Luanne Ribeiro conquista "Prêmio Sebrae de Jornalismo" por reportagem exibida na Rádio Antena 1 Salvador
10/09/2025 às 10:40
Por Robson Cobain