Luto: Morre a cantora Preta Gil, aos 50 anos
Por Robson Cobain
20/07/2025 às 20:48
Atualizado em 20/07/2025 às 20:50

Morreu neste domingo (20), nos Estados Unidos, Preta Gil, aos 50 anos. A cantora e empresária brasileira estava fora do país para realizar um tratamento contra o câncer no intestino, diagnosticado em janeiro de 2023.
Segundo informações da coluna de Fábia Oliveira, do site Metrópoles, Preta teve uma piora no quadro de saúde na última quarta-feira (16). A matéria relata que ela foi à clínica para realizar mais uma sessão de quimioterapia e se sentiu mal. "Lá, os médicos detectaram que a doença havia se alastrado", diz a publicação, que teve confirmação da assessoria de imprensa.
Nascida no Rio de Janeiro em 8 de agosto de 1974, Preta Maria Gadelha Gil Moreira de Godoy sempre foi muito ligada à arte. Multifacetada, ela desenvolveu trabalhos como empresária, atriz, cantora e apresentadora, sempre muito dedicada aos projetos que apresentava. Entre suas maiores paixões no meio da arte estava o Carnaval, onde sempre esteve presente, principalmente com o projeto Bloco da Petra, além da participação expressiva no Camarote Expresso em Salvador.
Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, Preta Gil também foi nome bastante ativo em causas sociais. A artista sempre utilizou de sua voz, de uma mulher negra e bissexual para levantar bandeiras e lutar por elas. Ela entendia o quanto seu apoio era importante, principalmente no cenário político que o Brasil vive nos últimos anos.
Preta Gil deixou o filho, o músico Francisco Gil, e a neta Sol de Maria. Os familiares deve se pronunciar em breve.
O Música e Mias deixa aqui os sentimentos à família e amigos de Preta Gil.
Relacionadas
Ver maisExposição 'Insurgência', de Lilian Morais, segue até 24 de agosto no MAC Bahia
21/07/2025 às 11:25
Por Redação
D2 dá nova voz a "Loadeando" na campanha de Dia dos Pais da Riachuelo
18/07/2025 às 11:35
Por Redação
Debate sobre Cultura Viva na UFBA reúne MinC, SECULT, FGM e pontos de cultura
17/07/2025 às 11:32
Por Redação