Home

/

Notícias

/

Mais

/

Maracatu Baque Mulher Salvador oferece curso intensivo de percussão com Mestra Joana

Maracatu Baque Mulher Salvador oferece curso intensivo de percussão com Mestra Joana

Por Redação

17/07/2025 às 10:16

Imagem de Maracatu Baque Mulher Salvador oferece curso intensivo de percussão com Mestra Joana

Foto: Ismaela Live

Nos dias 25 a 27 de julho, Salvador abriga o “Intensivão de Agbês da Mestra Joana”, projeto de oficinas que vem percorrendo o Brasil e foi idealizado pela Mestra Joana Cavalcante, regente do Maracatu Nação Encanto do Pina, de Pernambuco, e referência internacional sobre maracatu de baque virado. O evento acontece na sede do Bloco Afro Kizumba, onde funciona também a Oficina de Investigação Musical, no Pelourinho, Centro Histórico.

O Intensivão começa na sexta-feira (25) das 19h às 22 horas, prossegue no sábado (26) das 9h às 17 horas e se encerra domingo das 14h às 17 horas. É voltado para iniciantes e para músicas(os) em geral, maiores de 16 anos, com inscrições na plataforma Even3: https://www.even3.com.br/intensivao-de-agbes-da-mestra-joana-cavalcante-558173/.

Os agbês são instrumentos de percussão afro-brasileiros feitos com uma cabaça envolta por uma rede de miçangas, que carregam ancestralidade, cultura e música. Sua execução trabalha postura, sincronia, dança e ritmo. Mestra Joana, ao lado da batuqueira e oficineira Erivannia Maria, também referência no instrumento, trará uma oportunidade de compreender a comunicação do corpo com o instrumento, os toques e as histórias dos Orixás.

Pioneira
Mestra Joana Cavalcante é a primeira mulher da história à frente de um Maracatu de Baque Virado. Ela é regente da Nação Encanto do Pina, grupo campeão do carnaval de Recife de 2023 e vice-campeão de 2025. É também Iyàkekeré do Ilè Asè Oxum Deym, terreiro de Candomblé de tradição Nagô Egbá e de Jurema Sagrada, coordenadora geral do grupo de côco Mazuca da Quixaba e do projeto sociopedagógico Encantinho do Pina, que ensina o Baque Virado às crianças, além de oferecer reforço escolar, capoeira, entre outras atividades.

A Mestra criou em 2008 o Movimento de Empoderamento Feminino Baque Mulher - Feministas do Baque Virado, que tem matriz em Recife-PE e 39 filiais em cidades do Brasil, em Lisboa e em Bruxelas. O Maracatu Baque Mulher Salvador, promotor do Intensivão na capital baiana, é uma filial fundada em 2018 e acolhe mulheres de todas as idades, tendo base na musicalidade do baque virado, na cultura afrobrasileira, na luta antirracista e antimachismo.

Julho das Pretas
O Intensivão de Agbês vai promover o encontro entre duas potentes mulheres pretas, Mestra Joana Cavalcante e Joyce Ferreira, coordenadora do Bloco Afro Kizumba, como forma de marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.