Home

/

Notícias

/

Esporte

/

Medalha Thomé de Souza marca noite de fortes emoções no lançamento da Fundação Márcio Freire em Salvador

Medalha Thomé de Souza marca noite de fortes emoções no lançamento da Fundação Márcio Freire em Salvador

Por Redação

04/12/2025 às 08:00

Imagem de Medalha Thomé de Souza marca noite de fortes emoções no lançamento da Fundação Márcio Freire em Salvador

Foto: Jefferson Peixoto

O Teatro Sesi, no Rio Vermelho, foi palco, na noite desta terça-feira (2), de uma celebração emocionante ao legado do surfista baiano Márcio Freire. O evento de lançamento da Fundação que leva seu nome reuniu familiares, amigos, autoridades e admiradores — entre eles o campeão mundial de ondas grandes, amigo de infância e diretor da Fundação, Danilo Couto, cuja presença simbolizou a força da irmandade construída no surfe. Um dos pontos altos da noite foi a entrega da Medalha Thomé de Souza, concedida pela Câmara Municipal de Salvador e entregue pelo vereador Paulo Magalhães — também amigo de infância de Márcio e da turma — em reconhecimento ao impacto do atleta no cenário mundial do surfe de ondas gigantes.

A cerimônia teve início com as boas-vindas de Bruno Freire, irmão de Márcio e presidente do Conselho Curador da Fundação, que reforçou o propósito do encontro e a missão da instituição. Em seguida, um dos momentos mais emocionantes da noite foi conduzido por Hagamenon Freire, pai do surfista, durante a homenagem “Quem foi Márcio Freire”, em que compartilhou histórias, curiosidades e lembranças marcantes do filho.

O público também acompanhou a apresentação da Missão, Visão, Valores e Projetos da Fundação, além do pré-lançamento do curta “Márcio Freire: Legends Never Die”, dirigido por Bruno Lemos, exibido com um trecho exclusivo. Outro ponto de grande emoção veio com a exibição de vídeos gravados pelo próprio Márcio, ainda em vida, falando sobre o lançamento da primeira edição do livro que celebra sua trajetória. A apresentação foi conduzida pela mãe do surfista, Dione, que finalizou a homenagem com palavras de gratidão. Ela contou que a ideia de escrever o livro nasceu como uma tentativa de amenizar a saudade quando o filho se mudou para o Havaí. Agora, ela e o esposo, Hagamenon, lançam a segunda edição da obra, que reafirma o legado de Márcio, reconhecido mundialmente.

A noite seguiu em clima de celebração e afeto. A partir das 22h, o público confraternizou ao som de Candice Fiais & Soulshine Band, que embalaram o encerramento com um show repleto de energia e boas vibrações.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.