Home
/
Notícias
/
Música
/
Reencontro de Ronei Jorge e Os Ladrões de Bicicleta comemora 20 anos de show de lançamento do álbum de estreia
Reencontro de Ronei Jorge e Os Ladrões de Bicicleta comemora 20 anos de show de lançamento do álbum de estreia
Por Redação
06/01/2026 às 11:55
Atualizado em 06/01/2026 às 12:11
Foto: Flickr jvic
No próximo domingo (11), todos os caminhos levam à The Green House, no Rio Vermelho, para o reencontro de verão que já está virando tradição: Ronei Jorge (guitarra e voz), Edson Rosa (guitarra e vocal), Sérgio Kopinski (baixo e vocal) e Maurício Pedrão (bateria) sobem ao palco juntos para reativar a banda Ronei Jorge e Os Ladrões de Bicicleta. A edição de 2026, no entanto, vai ser especial, e, por isso, imperdível: no fim de semana, os músicos comemoram 20 anos do show de lançamento do disco de estreia da banda.
No dia 10 de janeiro de 2006, Ronei Jorge e Os Ladrões de Bicicleta realizaram o show de lançamento do álbum homônimo no extinto Teatro ACBEU, no Corredor da Vitória, palco de apresentações icônicas da cultura local. Na ocasião, o grupo contou com as participações especiais da cantora Jussara Silveira e de Luiz Brasil (Cássia Eller, Caetano Veloso, Gal Costa...), produtor do disco, que saiu em 2005, de forma independente e distribuído pela Tratore. Jussara também participou do álbum de estreia, cantando Coragem. No show, além de Coragem, ela cantou Pra Dizer Adeus, de Edu Lobo e Torquato Neto.
“Foi bem bacana o show! A gente teve um público bastante significativo e eu acho que foi um passo adiante para a banda, foi muito importante. Até porque o fato de ter Jussara e Luiz acabou levando um outro público”, comenta Ronei Jorge. Público que foi levado também para o álbum. “A gente já tinha ligação com a MPB, e fazer o primeiro disco com Luiz Brasil, uma referência na música brasileira, foi um luxo e ao mesmo tempo nos deu um norte”, completa. “É um disco que tem umas ambições interessantes, e eu sou bem orgulhoso”.
Com o álbum Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta, o grupo foi contemplado nas categorias de Melhor Banda e Melhor CD no Prêmio Rock Independente Bahia 2005, e levou o Troféu Caymmi 2007 de Melhor CD Pop/Rock. Considerado um clássico da cena musical baiana, o disco foi aclamado pela crítica e público, e marcou o início da projeção nacional da banda, que veio a se tornar uma das referências da cena pop-rock da Bahia nos anos 2000.
Quanto ao repertório de domingo (11), por ocasião dos 20 anos do show de lançamento, o vocalista e guitarrista Ronei Jorge conta uma curiosidade a respeito de uma música que não pode faltar: “Acho que todos os shows que a gente fez, a gente abriu com Obediência, que é a música que abre o primeiro disco. Ela é muito marcante pra a gente”, confessa.
Falando das canções autorais, a banda toca também O Drama, Coragem, Circo... do disco de estreia, mas, claro, a proposta é fazer um apanhado dos dois álbuns. Ainda tem “3x0”, (que chamava-se Casamento) parceria de Ronei com Edinho em um projeto que antecedeu o trabalho solo do artista, já ensaiada e tocada pelos Ladrões em alguns reencontros.
O que não falta é motivo para marcar presença no reencontro do próximo domingo (11), a partir das 18h na The Green House. Além do show comemorativo de Ronei Jorge e Os Ladrões de Bicicleta, a banda Meus Amigos Estão Velhos também se apresenta.
Relacionadas
Ver maisDiogo Nogueira leva sua jornada entre a raiz e o futuro de "Infinito Samba" a Salvador
07/01/2026 às 15:31
Por Redação
Timbalada abre vendas para ensaio de verão e anuncia a “Lavagem do Guetho"
07/01/2026 às 15:17
Por Redação