Home

/

Notícias

/

Mais

/

Jornada de Dança da Bahia abre inscrições gratuitas para ações de formação e fomento com bolsas e cachê artístico

Jornada de Dança da Bahia abre inscrições gratuitas para ações de formação e fomento com bolsas e cachê artístico

Por Redação

23/09/2026 às 15:00

Atualizado em 23/09/2026 às 15:44

Imagem de  Jornada de Dança da Bahia abre inscrições gratuitas para ações de formação e fomento com bolsas e cachê artístico

Foto: Fábio Bouzas

Estão abertas, até o dia 2 de outubro, as inscrições gratuitas para duas das principais frentes de atuação da 16ª Jornada de Dança da Bahia, um dos mais tradicionais projetos brasileiros dedicados à capacitação e ao intercâmbio artístico: a “Mostra Invex - Invente Experimente” e o “12º Fórum de Educadores de Dança”. Dedicadas ao incentivo à criação contemporânea e à qualificação profissional, as oportunidades contemplam a seleção de trabalhos coreográficos e a participação em oficinas e debates de formação. 

Voltado a professores, educadores e estudantes de dança de todo o país, o “12º Fórum de Educadores de Dança” disponibiliza 80 vagas para atividades que ocorrem entre 19 e 22 de novembro de 2026, na Escola de Dança da UFBA e no Espaço Xisto Bahia. Consolidado como um território de investigação de movimento e troca de saberes, o Fórum reserva 60% de suas vagas para pessoas negras e indígenas, além de oferecer ajuda de custo, como hospedagem, transporte e alimentação, para quatro selecionados de fora da capital. Desde sua criação em 2005, a iniciativa já capacitou mais de 870 educadores-multiplicadores em vertentes como Dança Moderna, Contemporânea, Popular e Afro-Brasileira.

Já a “Mostra INVEX – Invente Experimente” é voltada a jovens coreógrafos, professores e estudantes, e selecionará 12 obras inéditas ou já estruturadas em diferentes estilos. Os trabalhos aprovados sobem ao palco da Sala Principal do Espaço Xisto Bahia no dia 20 de novembro e receberão cachê artístico de R$ 500, para solos e duos, e R$ 1.000, para grupos. Ao longo de suas edições, a mostra já reuniu 130 grupos baianos e de outras regiões do país, fomentando a circulação e o intercâmbio entre a cena da capital e do interior. 

Para a coordenadora geral e idealizadora da Jornada de Dança da Bahia, Fatima Suarez, o processo seletivo busca pluralidade de linguagens e compromisso com o desenvolvimento da cena. "Buscamos propostas artísticas que tragam inquietação, originalidade e coragem para investigar os desafios da criação contemporânea, independentemente do estilo de dança. Na área formativa, procuramos educadores e estudantes mobilizados pelo desejo de troca, que enxerguem na sala de aula um espaço de transformação e pesquisa de movimento. A nossa intenção é promover um ambiente de escuta e qualificação que reflita a diversidade e a potência da dança produzida no país hoje", destaca.

As propostas serão avaliadas pela comissão curadora do festival com base na análise de portfólio, currículo e vídeos das obras coreográficas. O edital completo, regras e os formulários de inscrição estão disponíveis gratuitamente no site do evento (www.jornadadedancadabahia.com) e nas redes sociais oficiais. Os resultados serão anunciados no dia 5 de outubro. 

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.