Home

/

Notícias

/

Mais

/

MUNCAB convida a comunicadora Val Benvindo para o 6º encontro do projeto ‘Porto dos Saberes’

MUNCAB convida a comunicadora Val Benvindo para o 6º encontro do projeto ‘Porto dos Saberes’

Por Redação

11/07/2025 às 15:00

Imagem de MUNCAB convida a comunicadora Val Benvindo para o 6º encontro do projeto ‘Porto dos Saberes’

Foto: @azusprodutora

No próximo sábado, 12 de julho, o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB) recebe a jornalista, apresentadora e produtora cultural Val Benvindo para mais um encontro do projeto ‘Porto dos Saberes’. Após visita mediada às exposições do museu às 14h, a palestra tem início às 15h, em um bate-papo sobre “Gênero, Raça e Comunicação: Territórios de Afetos”, abordando os desafios e as potências que atravessam a vida de mulheres negras em diferentes espaços. Para quem deseja participar, as inscrições são gratuitas e estão disponíveis no site do museu, através do link, com vagas limitadas.

Nascida e criada no Curuzu, em Salvador, Val Benvindo construiu a sua trajetória unindo jornalismo, produção cultural e ativismo negro. Atualmente é gerente do AFROPUNK Brasil, uma das maiores plataformas globais de cultura negra, e apresentadora do quadro “Meu Nome é Val”, onde compartilha histórias e vivências de mulheres negras, ampliando a representatividade e valorização de suas trajetórias. É também idealizadora do Festival Humor Negro, projeto que se transformou em programa no Globoplay e Multishow, reunindo humoristas negros de todo o Brasil e fortalecendo narrativas pretas no humor.

Estimulando o debate, reflexões, aprendizados e produção coletiva de conhecimento, o projeto “Porto dos Saberes” promove encontros com intelectuais negros e personalidades de diferentes áreas, além de visitas mediadas gratuitas para instituições públicas de ensino, organizações do terceiro setor e coletivos sociais que prestam serviços gratuitos. A iniciativa também conecta estudantes universitários a empresas situadas no Porto de Salvador, estimulando o diálogo entre a juventude negra e o mercado de trabalho.

Essa será a sexta edição do projeto em 2025, que já contou com a participação de nomes como Erika Malunguinho, Monique Evelle, Aldri Anunciação, Dra. Lívia Vaz e Vilma Reis, consolidando-se como uma plataforma de reflexão e disseminação da produção intelectual sobre a sociedade brasileira, gerados à partir das contribuições do pensamento negro contemporâneo.

O “Porto dos Saberes” é realizado pela Amafro por meio do Programa de Isenção Fiscal Viva Cultura, da Prefeitura de Salvador, com apoio da Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ), da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT) e da Fundação Gregório de Mattos (FGM).

Sobre a Amafro

A Sociedade Amigos da Cultura Afro-Brasileira (AMAFRO), organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) fundada em 2002, é a entidade gestora do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB), que conta com patrocínio da Petrobrás via Lei de Incentivo a Cultura do Ministério da Cultura. Dedicada à valorização, preservação e difusão das culturas afro-brasileiras e afro-diaspóricas, a AMAFRO consolida o museu como um espaço de referência para a construção de conhecimento, a promoção da igualdade racial e o fortalecimento das narrativas negras no Brasil e no mundo.

Serviço
Palestra – “Gênero, Raça e Comunicação: Territórios de Afetos” com Val Benvindo
Quando – 12 de julho (sábado), a partir das 15h
Local – Rua das Vassouras, 25, Centro Histórico, no educativo do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira – Salvador (BA)
Vagas – 20 vagas
Inscrições gratuitas – www.museuafrobrasileiro.com.br/index.php/projeto-porto-dos-saberes/

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.