
Há quem herde os olhos do pai, o jeito de rir, o sobrenome. Luane Santos Cerqueira herdou uma rotina inteira: aprendeu de cor os processos de uma fábrica farmacêutica anos antes de pisar nela pela primeira vez, só de ouvir o pai, Antônio Cerqueira Santos, contar como tinha sido o turno da noite.
Corria o ano de 2007 quando Antônio ingressou na companhia, cuja fábrica fica em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. Trabalhava no turno da noite, na linha de produção de líquidos, e cumpria uma rotina que exigia disciplina: saía do plantão de madrugada, passava em casa para levar Luane, ainda com cinco anos, à escola, dormia poucas horas e voltava para buscá-la ao fim das aulas. Repetia o ciclo todos os dias não por obrigação, mas por escolha. "Todo o esforço dele foi para a minha educação. Sempre estudei em escola particular, mesmo meus pais sendo muito humildes. Hoje vivo a vida que sempre sonhei, porque um dia eu fui o sonho do meu pai", lembra Luane.
Enquanto a menina crescia ouvindo sobre processos, responsabilidade e rotina fabril, Antônio seguia evoluindo dentro da própria Natulab, assumindo setores de maior complexidade até se tornar Manipulador III na manipulação de líquidos. "Quando eu era criança, meu pai contava a rotina do trabalho dele, como era importante respeitar os processos, e eu ficava imaginando tudo aquilo. Quando entrei na Natulab, como estagiária, foi emocionante ver de perto tudo que eu já conhecia desde a infância", conta Luane, hoje pós-graduada em P&D Analítico e Controle de Qualidade na Indústria Farmacêutica.
O intervalo entre a chegada de Antônio, em 2007, e a estreia de Luane, em 2023, também é o intervalo em que a Natulab deixou de ser uma indústria regional para se firmar entre as maiores farmacêuticas do país. Uma transformação que, na visão de Antônio, caminhou lado a lado com as pessoas: "Houve uma evolução da empresa porque houve uma evolução das pessoas aqui dentro, cada vez mais comprometidas e orgulhosas. Sempre disse à minha filha que o importante é a gente querer crescer e para isso é fundamental estar em um lugar que te ajude a evoluir”.
Luane levou o ensinamento a sério. Entrou como estagiária, foi efetivada como assistente, tornou-se analista júnior e hoje ocupa a posição de Analista de Controle de Qualidade Físico-Químico Pleno, setor responsável por assegurar um dos valores mais caros à Natulab: a qualidade de cada produto que leva o nome da empresa.
Neste Dia dos Pais, Luane resume em uma frase o que os dezenove anos de convivência com a rotina do pai deixaram de lição: "Ele sempre foi o meu alicerce, minha base. Todo mundo que nos conhece fala que gostaria de ter uma relação pai e filha como a nossa, de amizade e companheirismo”. Uma trajetória que, antes de ser sobre cargos e crescimento profissional, é sobre uma família inteira que encontrou na Natulab o cenário para reescrever sua própria história.
Sobre a Natulab
A Farmacêutica Natulab S.A. é uma das maiores indústrias farmacêuticas do País e atua na produção e comercialização de medicamentos isentos de prescrição (MIP), medicamentos fitoterápicos e suplementos vitamínicos. Com escritório administrativo em São Paulo, a empresa foi fundada em 2000, em Santo Antônio de Jesus, na Bahia, onde mantém suas operações. São duas unidades fabris e um centro de distribuição, além de áreas técnicas e administrativas, totalizando mais de 200 mil metros quadrados e empregando mais de 1000 funcionários diretos e 5 mil indiretos. O portfólio da Natulab – líder em diversas categorias e quarta marca mais vendida de todo o mercado farmacêutico – conta com mais de 150 produtos, fabricados nos mais altos padrões de qualidade exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre eles Seakalm (Passiflora incarnata L.), Maxalgina (dipirona monoidratada), Viter C (ácido ascórbico), Buscoplex (butilbrometo de Escopolamina + dipirona), Starfor C (aspartato de arginina e ácido ascórbico), Rifotrat (rifamicina SV sódica), Hidraplex (reidratante oral), Varivax (Aesculus hippocastanum L.), Hidralyte (reidratante oral), Xarope de Guaco Natulab (Mikania glomerata S.), dentre outros.
Relacionadas
Ver maisMarcos Piangers integra programação do 3º CONAMP Mulher em Salvador
03/08/2026 às 16:00
Por Redação
Salvador Zouk Congress, em parceria com o Baladi Congress, reúne dançarinos de diversos países na capital baiana
30/07/2026 às 16:05
Por Redação
BRL lança o TOM Patamares e vende metade dos apartamentos no primeiro fim de semana
30/07/2026 às 10:15
Por Redação