Home
/
Notícias
/
Cinema
/
Série documental "Sustenta" estreia na COP30 com histórias inéditas sobre sustentabilidade
Série documental "Sustenta" estreia na COP30 com histórias inéditas sobre sustentabilidade
Por Redação
28/10/2025 às 11:00

A COP30, que acontece em Belém, será palco de um esperado lançamento sobre sustentabilidade e futuro do planeta: a pré-estreia da série documental “Sustenta”. A exibição exclusiva traz o manifesto da série, que traz uma síntese de todos os episódios apresentados e o filme “Direitos da Natureza”, que promete provocar reflexão sobre a realidade de quem vive na floresta, e luta diariamente pelo tema central do episódio, que inaugura a série, chamado “Amazônia Sustentável”.
Realizada pela Golpe de Vista Filmes, uma produtora audiovisual dedicada a contar histórias que impactam e transformam, e Jazzup Sustentabilidade, agência voltada à comunicação e inovação em ESG, que desenvolve práticas e narrativas para um futuro mais sustentável. A produção é dirigida por Ioram Finguerman e tem Maria Claudia Flora como produtora e Cleisson Vidal, como produtor executivo. E contamos com a colaboração de profissionais em ESG e sustentabilidade como Marcus Nakagawa e Michelle Araújo.
O projeto conta ainda com apoio institucional do Pacto Global da ONU, Capitalismo Consciente, Sistema B, Exame, Imaflora; e patrocínio de empresas de destaque como Unilever, CTG Energia, Loga, Embraer, Saint-Gobain, Valgroup e Ecorodovias. Em 2026, a série completa será exibida em rede nacional de TV aberta.
“Acreditamos que comunicar sustentabilidade é tão importante quanto praticá-la. O Sustenta foi criado para dar visibilidade a histórias e soluções que inspiram mudanças reais, mostrando que o Brasil tem protagonismo e inovação para liderar a transição sustentável, “ afirma Maria Claudia Flora, fundadora da Jazzup Sustentabilidade.
Com quatro episódios de 52 minutos, “Sustenta” revela histórias inspiradoras de personalidades, instituições e empresas em suas trajetórias diante dos grandes desafios contemporâneos: a crise climática, as transformações do mundo do trabalho, a urgência da descarbonização e o papel das lideranças na construção de um futuro mais justo e regenerativo.
Cada episódio mergulha em uma dimensão essencial da agenda global da sustentabilidade:
- Episódio 1 – Amazônia Sustentável: O episódio apresenta o inédito avanço dos Direitos da Natureza no Brasil, movimento que reconhece rios e florestas como sujeitos de direito, através da atuação da instituição MAPAS, liderada por Vanessa Hasson. Também mostra o caso pioneiro do Rio Laje, em Guajará-Mirim (RO), que foi reconhecido como entidade jurídica, protegendo ecossistemas e comunidades indígenas afetadas por agrotóxicos através do trabalho do vereador Francisco Oro Waram. Além disso, mostramos a força da agrofloresta de Tomé-Açu (PA), uma tecnologia social que alia renda e preservação da biodiversidade, com protagonismo de povos indígenas e comunidades tradicionais, que são representados por Vanda Witoto no episódio como personagem principal. Por último, mas não menos importante, também é apresentado o manejo florestal com o trabalho significativo do Imaflora.
- Episódio 2 – Resíduos: o impacto do consumo e do descarte de plásticos, a economia circular e o papel das cooperativas, empresas e políticas públicas na gestão de resíduos.
- Episódio 3 – Justiça Climática: como as mudanças climáticas aprofundam desigualdades nas cidades e quais soluções surgem das periferias e da sociedade civil.
- Episódio 4 – Sustentabilidade Humana: as metamorfoses do trabalho contemporâneo, o impacto da uberização, os desafios da saúde mental, a equidade e a busca por novas formas de prosperidade.
Entre depoimentos de lideranças indígenas, cientistas, gestores públicos, empreendedores sociais e executivos, a série conecta ciência, cultura, inovação e política, mostrando que o futuro sustentável é resultado de diálogo e ação coletiva.
Caminhos reais para o futuro
“Sustenta” vai além da denúncia: apresenta soluções concretas que já transformam o Brasil, de agroflorestas na Amazônia à reciclagem em comunidades urbanas, da descarbonização empresarial a projetos de equidade racial e de gênero.
“Queremos mostrar que a sustentabilidade não é apenas uma pauta ambiental, mas humana, social e econômica. A série traz vozes plurais que inspiram mudanças e apontam caminhos para um futuro em que desenvolvimento e justiça caminhem juntos”, destaca o diretor Ioram Finguerman.
Exibição e alcance
A estreia do vídeo manifesto acontecerá durante a COP30, na Blue Zone, em Belém, e a série completa será exibida em rede nacional em 2026, ampliando o debate sobre as transformações urgentes e inspirando novos olhares para um Brasil mais sustentável.
Relacionadas
Ver maisCinemark tem sessões de filmes nacionais com preço especial
24/10/2025 às 11:27
Por Robson Cobain
Filme "Aprender a Sonhar”, de Vítor Rocha, estreia em Irecê no dia 30 de outubro
23/10/2025 às 12:26
Por Redação
Festival Animaí 2025 celebra em Salvador a força criativa da animação e dos games
21/10/2025 às 16:55
Por Robson Cobain