Alunos de escola de Salvador marcam presença em conferência internacional da ONU
Por Redação
27/02/2025 às 10:30

Dez estudantes da Pan American School of Bahia (PASB) participaram da 51ª edição da Conferência Yale MUN (Modelo das Nações Unidas), realizada em New Haven, Connecticut, nos Estados Unidos. O evento é uma simulação acadêmica da Organização das Nações Unidas (ONU), onde estudantes assumem o papel de delegados de diferentes países, defendendo os interesses e políticas de suas nações designadas em comitês que abordam temas variados, desde direitos humanos e segurança internacional até questões ambientais e desenvolvimento econômico. Os participantes pesquisam, debatem, propõem soluções e redigem resoluções, buscando construir consenso e promover a cooperação internacional.
Durante a simulação, os estudantes ocupam a posição de diplomatas que tomam decisões segundo as políticas e visões do país, representando as visões políticas contemporâneas da sua delegação, escrevem e debatem com objetivo de aprovar resoluções que apoiam suas posições. A conferência reúne cerca de 2 mil estudantes do 9º ano do E.F. II ao 3º ano do Ensino Médio de mais de 40 países.
Segundo o professor e coordenador de MUN da PASB, Isaías Torres, essa é uma atividade enriquecedora para os alunos. “Todos se destacaram no processo parlamentar durante a conferência. Eles puderam navegar em problemas mundiais e colaborar para encontrar soluções. Os alunos discursaram, fizeram perguntas, escreveram cláusulas e participaram do processo diplomático como se realmente fizessem parte da ONU. Foi um grande momento”, afirma.
Em sua primeira participação em uma conferência internacional, Leonardo Rusch Pimenta, aluno do 9º ano, recebeu a premiação de Honorable Delegate representando o MERCOSUL, pelo destaque na sua oratória. Super entusiasmado com o reconhecimento e a premiação, o estudante, que é apaixonado por debates, descreveu esse momento da sua trajetória acadêmica. “Foi muito bom poder viajar com meus colegas para desbravar o modelo americano da conferência. É uma experiência muito boa para quem quer fazer advocacia ou relações internacionais, mas também ajuda em qualquer profissão que você for seguir porque trabalha bastante a sua confiança e oratória”. É uma atividade muito enriquecedora”, declara.
Relacionadas
Ver maisCentro de Convenções de Salvador recebe 2ª edição do Indelével Business Experience
28/04/2025 às 10:47
Por Redação
Dina Rachid lança projeto multiplataforma “O Poder da Voz” dia 20 de maio, saiba os detalhes
28/04/2025 às 10:10
Por Redação
Feira de Artesanato Indígena acontece de sexta a domingo no MAC_Bahia
24/04/2025 às 19:00
Por Redação