Home

/

Notícias

/

Mais

/

Diálogos Antirracistas 2025 reuniu cerca de 1,5 mil pessoas em celebração aos 35 anos do CEERT

Diálogos Antirracistas 2025 reuniu cerca de 1,5 mil pessoas em celebração aos 35 anos do CEERT

Por Redação

22/09/2025 às 10:39

Atualizado em 22/09/2025 às 11:05

Imagem de Diálogos Antirracistas 2025 reuniu cerca de 1,5 mil pessoas em celebração aos 35 anos do CEERT

Foto: Humberto Souza

O Sesc Vila Mariana, em São Paulo, recebeu a quarta edição dos Diálogos Antirracistas, encontro promovido pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) em comemoração aos 35 anos da instituição. O evento, que aconteceu nesta semana, quarta e quinta-feira, 17 e 18 de setembro, reuniu especialistas, artistas, militantes e pesquisadores para debater o legado do movimento negro e os desafios atuais em temas como juventudes negras, democracia, educação, trabalho, justiça racial e justiça climática.

A conferência de abertura foi conduzida por Cida Bento, cofundadora do CEERT e autora de O Pacto da Branquitude. A programação contou com mesas temáticas mediadas por pesquisadores e lideranças, entre eles Joel Zito Araújo, Natália Paiva, Antônio Carlos (Billy) Malachias e Kênia Cristina Pereira Silva, além de representantes de coletivos de juventudes negras e movimentos sociais de todo o país.

A dimensão cultural também foi um ponto forte da Jornada: o grupo Samba de Dandara encerrou a primeira noite, enquanto o cantor Dudu Nobre foi responsável pelo show de encerramento, no dia 18, celebrando em grande estilo os 35 anos do CEERT. O evento reuniu cerca1,5 mil pessoas.

Para Daniel Bento Teixeira, diretor executivo do CEERT, o evento reafirma a importância do diálogo intergeracional e da valorização da ancestralidade. “O Diálogos Antirracistas é uma oportunidade para evidenciar a contribuição do movimento negro para a consolidação da democracia brasileira. Essa edição, em especial, reforça nosso compromisso em construir um futuro inspirado em saberes ancestrais, mas voltado para os desafios contemporâneos”, destacou.

Ao longo de 2025, a celebração seguirá em diferentes regiões do Brasil, com encontros regionais, debates e rodas de conversa, ampliando o alcance do projeto e consolidando o Tempo Espiralar como inspiração para um Futuro Ancestral.

Sobre o projeto
Criado em 2022, em um momento crucial para o debate sobre democracia e equidade racial, o Diálogos Antirracistas é uma realização do CEERT em parceria com o Sesc, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Hortolândia e a SECADI/MEC, em alinhamento à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ).

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.