Home
/
Notícias
/
Mais
/
Leda Maria Martins abre Ateliê de Ideias no Melanina Acentuada Festival com bate-papo gratuito sobre poéticas pretas
Leda Maria Martins abre Ateliê de Ideias no Melanina Acentuada Festival com bate-papo gratuito sobre poéticas pretas
Por Redação
07/07/2025 às 11:39

Foto: Rafael Motta
Na próxima quinta-feira, 10 de julho, o KreativLab do Goethe-Institut abre as portas, a partir das 16h, para o primeiro Ateliê de Ideias do Melanina Acentuada Festival. Para começo com grande estilo, a convidada especial é a poeta, ensaísta e dramaturga Leda Maria Martins, em um encontro mediado por Tom Borges. A participação é gratuita e integra a programação do Ano VII do festival.
Leda Maria Martins é mestre em Artes pela Indiana University e pós-doutora em Performance Studies pela Tisch School of the Arts (New York University). No ateliê, ela convida o público a refletir sobre as poéticas pretas e o conceito de tempo espiralar, em diálogo com o tema desta edição: Ancestralidade Futurística. O bate-papo filosófico inaugura uma série de atividades formativas que seguem ao longo do festival.
Na sexta-feira, 11 de julho, a programação de ateliês continua. Às 16h, o diretor Diego Araúja comanda mais um Ateliê de Ideias no KreativLab. Em seguida, o artista Toni Silva ministra o workshop ‘O Corpo como Memória Ancestral’, trazendo danças afro-diaspóricas para a sala de aula do Goethe-Institut.
Para quem não puder participar na sexta, o workshop de Toni Silva terá nova sessão no sábado, 12 de julho, às 10h, no Teatro Cambará da Casa Rosa. Ainda no sábado, a programação retorna ao Goethe-Institut a partir das 15h, com Mônica Santana liderando o Ateliê de Consultoria Dramatúrgica. Na sequência, o ator-MC Eugênio Lima conduz o penúltimo Ateliê de Ideias do festival, também no KreativLab.
O domingo, 13 de julho, marca o encerramento da programação de ateliês. Às 15h, o dramaturgo Fábio Espírito Santo realiza mais um Ateliê de Consultoria Dramatúrgica na sala de aula do Goethe-Institut. E, às 16h, a cantora e compositora baiana Sued Nunes encerra a temporada com sua participação no KreativLab.
Durante todo o final de semana, o público poderá também aproveitar o Café Melanina, espaço gratuito para networking e conversas livres, no pátio do Goethe-Institut, das 13h às 18h.
Com uma programação cultural estendida até o dia 14 de julho, a 7ª edição do ‘Melanina Acentuada Festival’ está repleto de atrações, como apresentação de espetáculos; ateliê de ideias e criação corporal; intercâmbios e conexões; show de música e ancestralidade; consultorias e escrita dramatúrgicas; performance de dança; recital performático; compartilhamento de poéticas; e entrevistas públicas.
Todas as atividades do Melanina Acentuada Festival são gratuitas, exceto os espetáculos, que possuem valor simbólico de R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Viabilizando a integração, o festival dispõe de 5% da lotação do espaço para acessibilidade e 10% distribuída gratuitamente para estudantes de escolas estaduais. Para participar, os ingressos para os espetáculos poderão ser adquiridos através do Sympla. Mais informações através do perfil no Instagram @melaninaacentuada.
O Melanina Acentuada Festival – Ano 7 foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura - Governo Federal.
PROGRAMAÇÃO OFICIAL - MELANINA ACENTUADA FESTIVAL - ANO 07
Confira em: https://melaninaacentuada.com.
Relacionadas
Ver maisRequalificação transforma Trapiche Barnabé em espaço multifuncional no Comércio
07/07/2025 às 12:06
Por Redação
Lounge da Renúncia mergulha nas memórias afetivas do patrimônio histórico de Salvador
07/07/2025 às 11:52
Por Redação
O Boticário lança seu primeiro filme em formato de k-drama para anunciar comeback de linha de cuidados corporais
07/07/2025 às 11:04
Por Redação