Likes não bastam mais: baiana Adriana Rocha fala da "Comunidade 5.0"
Por Redação
17/11/2025 às 11:31

No turbulento cenário digital atual, onde métricas superficiais como "likes" já não traduzem lealdade e a confiança nas marcas oscila, líderes de marketing enfrentam um desafio crescente. É nesse contexto que a baiana Adriana Rocha lançou, oficialmente, a sua startup Wortya, redefinindo o relacionamento entre empresas e consumidores no Web Summit Lisboa, realizado na semana passada, na capital portuguesa.
De acordo com Adriana, a construção de comunidades se tornou prioridade porque resolve três desafios críticos do marketing atual: a desconfiança crescente do consumidor, a fragmentação dos canais digitais e a necessidade de compreender dimensões emocionais nas relações de marca. “As comunidades são o novo CRM emocional das empresas. Elas permitem entender sentimentos e motivações que os dados tradicionais não captam”, afirma. Portanto, a Wortya apresenta a "Comunidade 5.0", uma solução inovadora que integra comportamento humano real, personas sintéticas e comunidades ativas em uma plataforma inteligente – a Wokpy.
Diferente de IAs que apenas buscam informações, a Wokpy utilizará Inteligência Artificial Participativa, co-criando o futuro com as pessoas e antecipando mercados com precisão para preencher uma lacuna crítica: a necessidade de um marketing verdadeiramente conectado às emoções humanas, superando as limitações das pesquisas tradicionais, muitas vezes caras e demoradas.
Com mais de duas décadas de experiência em tecnologia e comportamento do consumidor, Adriana Rocha se posiciona como uma líder visionária, à frente de seu tempo, especialista na interseção entre empatia, analytics e engajamento. Este é o cerne da "economia emocional", um conceito validado por gigantes da tecnologia e que a Wortya traduz em um novo eixo estratégico, permitindo que as marcas compreendam as dimensões emocionais e as motivações que dados convencionais não conseguem captar.
“Um dos grandes diferenciais da Wortya e seus produtos é a democratização de ferramentas avançadas, como a tecnologia de gêmeos digitais, aplicada ao comportamento do consumidor, uma inovação que permite que as personas digitais da Wortya alcancem um alto grau de assertividade na previsão de tendências e reações”, destaca a CEO. Além disso, a plataforma oferece às pessoas a autonomia de criar as suas próprias comunidades, resgatando o que elas faziam no Orkut, por exemplo, e às marcas criarem seus próprios ambientes de teste e interação com o público, liberando-as da dependência e das limitações das grandes plataformas de mídia social, como Meta e YouTube.
Adriana Rocha - CEO da Wortya
Sobre Adriana Rocha
CEO da Wortya, Adriana Rocha é especialista em marketing, dados e economia emocional. Com mais de 20 anos de experiência em tecnologia e comportamento do consumidor, é referência na integração entre empatia, analytics e engajamento.
Relacionadas
Ver maisDébora Falabella aproveita folga em Salvador e curte almoço no Principote
27/01/2026 às 17:33
Por Redação
Salvador recebe mostra ‘Um Espelho para Iemanjá’, com 18 obras espalhadas pelo Rio Vermelho e Centro Histórico
26/01/2026 às 09:45
Por Redação