Home

/

Notícias

/

Música

/

Luiza Aires lança “Menina do cabelo alaranjado”, bossa leve sobre afeto e identidade

Luiza Aires lança “Menina do cabelo alaranjado”, bossa leve sobre afeto e identidade

Por Redação

04/02/2026 às 17:24

Imagem de Luiza Aires lança “Menina do cabelo alaranjado”, bossa leve sobre afeto e  identidade

Foto: Estúdio de Bairro

A cantora e compositora Luiza Aires lança nesta quarta-feira (4), seu novo single, “Menina do cabelo alaranjado”, faixa que marca um momento mais leve, sensível e contemplativo em sua trajetória artística. A canção chega às plataformas digitais como um convite à escuta atenta e à identificação emocional,
reforçando a habilidade da artista em transformar sentimentos íntimos em narrativas universais.

Apesar do título sugestivo, a “menina do cabelo alaranjado” não é uma personagem única ou literal. “A menina do cabelo alaranjado é, na verdade, várias pessoas”, explica Luiza. Como acontece com muitos compositores, a música nasceu de forma espontânea e quase intuitiva. “Eu brinco que não escrevi essa música — eu simplesmente cantei. Estava tomando banho, refletindo sobre a vida, quando de repente o sentimento e a mensagem da música vieram inteiros. Me sequei correndo e fui atrás do celular para gravar as palavras.”

Originalmente escrita a partir de um diálogo simbólico entre sua versão criança e sua versão adulta, a canção foi ganhando novos significados com o tempo. “Hoje, vejo que também posso dedicar essa música a várias pessoas que admiro na minha vida”, conta. 

Assim, a personagem-título se constrói como um mosaico de afetos, memórias e projeções. Em relação ao single anterior, “Mais uma vez”, Luiza percebe uma conexão curiosa, ainda que as músicas ocupem lugares emocionais distintos. “Em Mais uma vez, eu reflito sobre um sentimento corriqueiro de solidão e sobre me sentir perdida. Já em Menina do cabelo alaranjado, eu brinco com a ideia de me encontrar mais velha — como se essa versão mais vivida soubesse algo a mais do que eu, mesmo que ela possa estar tão perdida quanto eu também.” Musicalmente, a diferença também se evidencia: enquanto Mais uma vez é mais
introspectiva, Menina do cabelo alaranjado surge como “uma bossa gostosinha de dançar, mais leve e, no geral, um pouco mais alegre”.

A força da canção está justamente em sua abertura para múltiplas interpretações. Para Luiza, a música fala sobre o encontro entre o eu e o outro. “Imagino que as pessoas vão ouvir e automaticamente pensar: quem é a ‘menina do cabelo alaranjado’ na minha vida?” 


Essa figura pode representar alguém próximo com experiências distintas das suas — uma mãe, irmã ou amiga — ou até um amor romântico. “No fundo, todo mundo tem uma ‘menina do cabelo alaranjado’ na vida”, reflete a artista. “E prometo que, se você não tiver… eu posso ser ela pra você.”

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.