Home

/

Notícias

/

Mais

/

Mostra “Odoyá: entre marés e ancestralidade” traz ao público obras bi e tridimensionais inspiradas em Yemanjá

Mostra “Odoyá: entre marés e ancestralidade” traz ao público obras bi e tridimensionais inspiradas em Yemanjá

Por Redação

29/01/2026 às 10:40

Imagem de Mostra “Odoyá: entre marés e ancestralidade” traz ao público obras bi e tridimensionais inspiradas em Yemanjá

Dialogar e transitar entre linguagens artísticas diversas, que exploram duas e três dimensões. Essa é a proposta da exposição “Odoyá: entre marés e ancestralidade”, organizada pelo Barro Vermelho Atelier de Cerâmica e Espaço de Artes, local conduzido pelas mãos dos artistas Tati Sampaio e Bruno Pamponet. A abertura da exposição, com curadoria de Tati, será no dia 01 de fevereiro, às 22h, para iniciar as homenagens à Rainha do Mar com arte e religiosidade.

Os 37 nomes que farão parte da mostra são Tati Sampaio, Andre Araujo, Alex Dantas, Hannah Farias, Clarissa Mustafá, Pico Garcez, Carol Gouveia, Deisi Rocha, Jô Nascimento, Gil Santana, Bruno Pamponet, Yure Lobo, Raffaele Souza Bianchi, Helena Maria Cruz, Augusto Wences, L. Folgueira, Eme Mario, Kleyson Otun Elebogi, Sérgio Reis, Igor Santos, Adriano Bastos, Delia Passos, James Francis, Maria Correia, Jurema de Jequiriçá, Telma Falck, Tarcio Vasconcelos, Amanda Tropicana, Albha Sampaio, Paulo Leone, Vanessa Baião, Gabriela Cruz, Michele Silva, Natal Marques, Quinhal e Celia Mallett.

Mostra Odoyá - Igor Santos

Mostra Odoyá - Igor Santos



Yemanjá é homenageada no bairro que acumula mais tradições, ritos e oferendas - o Rio Vermelho. Dessa forma, no Barro Vermelho, a mostra, coletiva e trazendo obras que passeiam por diferentes técnicas, leva ao público de Salvador muito simbolismo, pertencimento com a cidade e devoção, justamente durante o período em que se celebra a orixá que abençoa os mares.

Em janeiro, o espaço artístico abrigou a coletiva  “O Nosso Senhor do Bonfim”, com curadoria de Tati Sampaio, que estampou no Rio Vermelho uma das forças mais potentes da cultura e do sincretismo baiano - a Lavagem do Bonfim.

Mostra Odoyá   Maria Correia

Mostra Odoyá Maria Correia



 

Serviço
“Odoyá: entre marés e ancestralidade”
Quando: abertura no dia 01 de fevereiro, às 22h
Onde: Barro Vermelho Atelier de Cerâmica e Espaço de Artes
Endereço: Travessa. Bartholomeu de Gusmão, n° 13-02, Praia da Paciência (Rio Vermelho) - Salvador/BA

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.