Home

/

Notícias

/

Música

/

Péricles Cavalcanti lança novo álbum "Compositor"

Péricles Cavalcanti lança novo álbum "Compositor"

Por Robson Cobain

01/09/2025 às 11:05

Imagem de Péricles Cavalcanti lança novo álbum "Compositor"

Está disponível nas plataformas de streaming o novo álbum do cantor e compositor Péricles Cavalcanti, Compositor, que reúne trilhas criadas ao longo de sua carreira para cinema e teatro, além de inéditas. Dentre as faixas, estão canções e músicas instrumentais compostas para filmes de Suzana de Moraes e José Roberto Aguilar, além de montagens marcantes do Teatro Oficina, dirigido por Zé Celso Martinez Corrêa. Entre os convidados, participam nomes como Adriana Calcanhotto, Cid Campos, Leo Cavalcanti e Claudio Faria.

"Sempre quis reunir minhas composições feitas para filmes e peças que ainda não estavam nos meus discos. "Compositor" nasceu dessa vontade -- e o nome reflete bem: aqui tem canção e música instrumental, pura", disse Péricles Cavalcanti.

Cada faixa é uma história:

1. "Tema de Ana K" (de "Anna K", filme de José Roberto Aguilar - 2015): Essa tem um pouco do som espanhol que adoro. Gravada com Bruno Serroni (Cello), Marcelo Monteiro (Flauta), Atílio Marsiglia (Violino) e eu no Violão e Baixo.

2. "Canção das Desgraças das Criancinhas" (de "Os Sertões", Teatro Oficina - 2002-2006, dir. Zé Celso Martinez Corrêa): Fiz para a montagem do Teatro Oficina, do livro “Os Sertões” de Euclides da Cunha, publicado em 1902. Gravei agora especialmente para este álbum, tema que, tristemente, permanece atual.

3. e 5. A faixa 3 "Tema para Lina e Pietro Bardi" e a faixa 5. "Natureza Viva" (do curta "Quem é Bardi?"dir. José Roberto Aguilar - 2000): São duas das minhas gravações preferidas! Com Cid Campos (Viola, Teclados, Baixo) e meu filho Leo Cavalcanti (Percussões).

4. "Fantasia Monkiana" (de "Mil e Uma", filme de Suzana de Moraes - 1993): É duplamente inspirada por Susana de Moraes, um tipo de paródia instrumental de composições do grande Thelonious Monk, e minha homenagem a ele. Feita para abrir o filme "Mil e Uma", que trata das vanguardas do séc. XX. Suzana achou que eu deveria fazer uma letra para ela e, assim, torná-la uma canção -- e criei uma agora, cantando sobre a base original.

6. "Tema de Alice" (também de "Mil e Uma"): registrada no filme na voz da Adriana Calcanhotto, finalmente gravei minha versão. E descobri no processo: é uma valsa!

7. "Gloriette" (vídeo dos Irmãos Campana - 2013): Fechei “Compositor” com “Gloriette”, que fiz imaginando coisas tocadas em coretos de cidades do interior. Alegria maior veio com o trompete inspirado de Claudio Faria, a guitarra de Guilherme Held e as múltiplas percussões de Décio 7.

Apesar de seguirem uma ordem, as faixas podem ser exploradas aleatoriamente, já que cada uma vem de um universo sonoro e épocas diferentes, unidas pela trilha original.

Clique aqui e confira.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.