Home
/
Notícias
/
Música
/
Prog rock de Floripa: UmQuarto antecipa disco com novo single ‘O Roxo e O Verde’
Prog rock de Floripa: UmQuarto antecipa disco com novo single ‘O Roxo e O Verde’
Por Redação
10/09/2025 às 09:41

Passeando pela psicodelia e com um pé no progressivo, a banda UmQuarto, de Florianópolis (SC), é dona de um repertório que não se prende a um único estilo. O reflexo dessa metamorfose constante é a sua mais nova criação, o single “O Roxo e O Verde”. A música é o abre-alas para “Fora de Lugar”, terceiro álbum do grupo com lançamento previsto para outubro. Já a nova canção será lançada em 23 de setembro (terça-feira), nas principais plataformas de streaming.
Composta pelo guitarrista Rafael Salib, em parceria com o poeta Fábio Lisbôa, “O Roxo e O Verde” traz arranjos que miram o progressivo e a música melodiosa, com versos e refrões fora do padrão comercial. Diferente dos álbuns anteriores, repleto de camadas de instrumentos, a música mostra a banda como de fato é: guitarra, baixo, bateria e teclas. Toda a canção também foi arranjada de forma mais coletiva, durante diversas sessões de ensaios, trazendo uma nova identidade musical para o UmQuarto.
“Criar músicas que não cabem num reel de um minuto ou num story de quinze segundos, ficou algo completamente fora de lugar. O som novo do UmQuarto é um convite para o anti-horário. O mundo está rápido, cruel, nos atropelando, nos fazendo perder tempo com hábitos digitais irrelevantes. É uma reflexão coletiva sobre isso”, explica Rafael Salib. “Ao longo da criação fui me inspirando no que estava ouvindo no momento: Steely Dan, Charly García e Serú Girán”, ressalta o guitarrista do UmQuarto.
“O Roxo e O Verde” transforma em música uma noite de show da banda: a introdução se dedica a criar o ambiente antes de um concerto de rock, com a passagem de som e as pessoas chegando para assistir. Na sequência, o single se refere ao momento que as luzes se apagam e a integração de todos por meio da música: som nas alturas, luzes, pessoas escutando, dançando, conversando e compartilhando do mesmo espaço público.
A música mostra amadurecimento na nova direção criativa da banda, já apresentada no single “Café com Leite” (2024). Inspirados pelo som de bandas clássicas do rock progressivo, em “O Roxo e O Verde”, o UmQuarto toca ao vivo no estúdio, com todos juntos, sem click track ou metrônomo, com arranjos mais elaborados e menos instrumentação.
Segundo os integrantes, a nova fase é o momento mais “prog” que a banda já se encontrou. Em “O Roxo e O Verde” eles reúnem a experiência do blues de Rafael Salib (guitarra), a brasilidade e a bossa de Bernardo Flesch (teclado), o jazz de Rafa Nogueira (bateria) e a psicodelia de Mayer Soares (baixo).
A capa do single é pintada à mão e representa uma das personagens da música “O Roxo e O Verde”. Assinada pela artista Josi Santos, conhecida como Vênnus, a arte já é uma inspiração do que será a futura capa de Fora de Lugar, terceiro álbum da banda, com previsão de lançamento para outubro de 2025.
Relacionadas
Ver maisApós estreia de sucesso, Camarote Baiano retorna no Carnaval 2026 ainda maior e com serviço all inclusive
10/09/2025 às 10:02
Por Redação
Jau vive setembro histórico com Jorge Aragão e estreia do ano na Casa de Francisca
10/09/2025 às 09:28
Por Redação