Home

/

Notícias

/

Música

/

Renan Barbosa transforma as segundas-feiras em encontro com a canção no projeto "Segunda Sonora"

Renan Barbosa transforma as segundas-feiras em encontro com a canção no projeto "Segunda Sonora"

Por Redação

03/09/2026 às 15:30

Atualizado em 03/09/2026 às 16:26

Imagem de Renan Barbosa transforma as segundas-feiras em encontro com a canção no projeto "Segunda Sonora"

Toda segunda-feira, Renan Barbosa abre espaço para a música em sua forma mais essencial. No projeto Segunda Sonora, o cantor e compositor paraibano publica, às segundas-feiras, uma nova canção em formato acústico, gravada ao vivo, no Instagram (@oficialrenanbarbosa). Iniciada em novembro de 2025, a série vem conquistando novos espectadores a cada mês e nasceu de uma premissa bastante atual: fazer-se presente nas redes sociais.

Assista aqui: https://www.instagram.com/p/DcbV0VCO-TQ/

O próprio Renan explica a motivação: "Antes, o artista da música corria atrás de um selo que o lançasse, de um empresário que o representasse. Hoje, há mais facilidade, para um músico independente, de compartilhar suas criações, através das redes sociais e plataformas de streaming. Isso obriga o artista, entretanto, a se tornar um 'marketeiro' de si mesmo, alimentar a necessidade voraz do algoritmo, produzir conteúdo. Fora do palco, sou naturalmente introspectivo, tímido, não sinto necessidade de postar meu dia a dia. Também sou avesso às polêmicas e 'cancelamentos' do momento, no mundo virtual. Criou-se um dilema: entre um show e outro, como me comunicar com meu público e alcançar mais pessoas? A resposta veio como um lampejo: exercendo o meu ofício, fazendo o que faço no espaço sagrado do palco: cantar!"

A "fidelização" do público revela o impacto da iniciativa. "Em cada interpretação você se reinventa", escreveu um dos fãs, enquanto outro definiu uma das versões como "um cantar hipnótico". Uma outra escreveu: "que canto mais lindo o seu, Renan. Você tornou a segunda um dia especial, com intepretações belíssimas que tanto nos acalentam". Outro comentário salienta: "a Segunda Sonora já faz parte das nossas vidas. Gostamos tanto, que fica fácil dividi-la com os nossos". "Não sei explicar por que, mas é terapêutico para mim. Eu assisto várias vezes, todos os vídeos" - revela uma outra espectadora. Entre as centenas de feedbacks recebidos, há um ponto em comum: a expectativa pela próxima publicação. Renan conta que já recebeu advertências carinhosas do público de que o projeto não pode, de forma alguma, ser interrompido.

A cada segunda, ao meio-dia, uma nova canção vem à luz. Apesar da gravação em estúdio, os vídeos preservam espontaneidade e simplicidade. Renan usa sempre uma camiseta básica e um colar, ao lado do diretor musical Kaneo Ramos, responsável pelo violão e pelo registro em áudio. A captação dos vídeos é feita pela equipe da Rosa de Todos os Ventos. A música escolhida não é divulgada previamente, gerando uma curiosidade que é parte do charme do projeto. Nos comentários, espectadores frequentemente contam que estavam justamente lembrando daquela canção ou compositor, ou que a letra dialogava com fatos e emoções que vivenciam naquele momento.

Renan e Kaneo Ramos, parceiros de trabalho há mais de dez anos, consideram-se exigentes e perfeccionistas. Fizeram, porém, neste projeto, uma escolha consciente: privilegiar a emoção que emerge na gravação, sem renunciar à qualidade técnica. "Renan optou por cantar sem preocupação com eventuais imperfeições, preservando justamente a entrega à emoção daquele momento, que é a marca de suas interpretações. O resultado são registros mais próximos do ouvinte, em que voz, sentimento e canção ocupam o centro da experiência." - relata o diretor musical. Sobre a aparente seriedade dos vídeos, o artista explica: "Eu e Kaneo temos uma conexão maravilhosa e somos muito comprometidos com nosso fazer artístico. Ele é muito concentrado quando está ao violão; eu me conecto com as verdades da letra. Aquela seriedade, percebida nos vídeos, é o espelho da nossa sintonia fina. Nosso ofício exige um mergulho profundo. Não gostamos do raso" - pontua Renan.

Nascido em Campina Grande, na Paraíba, e radicado em São Paulo há mais de 30 anos, Renan tem no forró e nas raízes nordestinas algumas de suas principais referências, mas também interpreta sambas, baladas, canções e pop/rock. São mais de três décadas dedicadas à música e com uma relação profunda com a canção brasileira.

Cria dos tropicalistas, apropria-se de músicas de diferentes vertentes, desde que o comovam. O Segunda Sonora já registrou músicas tão distintas quanto "Anos Dourados", de Tom Jobim e Chico Buarque, e "Alvejante", da compositora Céu Maia (eternizada pelo dueto de Priscila Senna e Zé Vaqueiro). Criações autorais e de músicos que compuseram especialmente para sua voz também aparecem.

Em junho, o formato voz e violão deu lugar à sanfona de Cleber Silveira, em uma série dedicada a clássicos do forró. Em outubro, as músicas aparecerão no formato voz e baixo acústico. Em novembro, o Segunda Sonora completa um ano de lançamentos semanais. E, se depender dos seus realizadores, terá continuidade.

Fã de estrelas brasileiras de voz intensa, como Simone, Maria Bethânia, Elba Ramalho, Nana Caymmi, Ney Matogrosso, Elis Regina, Cássia Eller, Alcione e Cauby Peixoto, mas dono de uma voz que reúne potência e suavidade, Renan tem se surpreendido com um comentário frequente dos fãs: o de que sua voz os acalma e exerce um poder terapêutico. "Não faço com essa intenção, mas são frequentes os relatos de as pessoas sentem-se em paz, acolhidas, abraçadas, quando me escutam. Eu realmente creio que só a música pode unir o Brasil. E, se a minha voz está trazendo algo de bom às pessoas, isso é a minha definição de sucesso. Minha preocupação não é com número de seguidores, com retorno financeiro, nada disso. Cantar é o que me move. Adoraria que aparecessem marcas de camisetas e de acessórios para uma parceria, ou que o projeto tivesse um apoiador, mas, enquanto isso não acontece, sigo adiante. Música ao invés de rancor!" - sentencia.

Talvez aí se explique a mágica do projeto: a cada segunda-feira, Renan retorna ao essencial: uma música, sua interpretação e a vontade de cantar. Como a cigarra, que canta porque essa é a sua natureza, o artista transforma o Segunda Sonora em um exercício contínuo de expressão e encontro.

 

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.