Home

/

Notícias

/

Música

/

Sofia Gayoso revisita raízes nordestinas e leveza acústica em novo EP

Sofia Gayoso revisita raízes nordestinas e leveza acústica em novo EP

Por Redação

28/11/2025 às 10:00

Imagem de Sofia Gayoso revisita raízes nordestinas e leveza acústica em novo EP

Já dizia o filósofo que ninguém entra duas vezes no mesmo rio. Apesar de cantar os mesmos versos, é no aconchego do violão, acompanhado do som da sanfona (e demais instrumentos), que a cantora e compositora paraibana Sofia Gayoso revisita suas canções do EP “Diferente”, lançado no início deste ano. O single “Universo Paralelo (Acústico)”, lançado na última semana, foi o primeiro vislumbre do EP “Diferente (Acústico)”, que chega completo às plataformas de áudio nesta sexta-feira (28) e ao YouTube, ao meio-dia, em um audiovisual gravado na Casa de Brígida, espaço nordestino em São Paulo.

Se em seu primeiro EP de carreira, “Diferente”, lançado no início deste ano, Sofia explorou a fusão dançante entre ritmos nordestinos e latino-americanos, agora, o foco é a delicadeza e o retorno às origens. “Quis retrabalhar as músicas e mostrar novamente esse meu lado mais acústico que comecei ainda adolescente, com o violão no colo”, conta a artista. Acompanhada por Vito (sanfona), Marcos Andres (sax e flauta) e Dan Carvalho (cajón e efeitos), Sofia assina o violão e a voz em arranjos que misturam a suavidade da MPB com a força de suas raízes nordestinas. “Levo a Paraíba comigo em tudo que canto. No sotaque, nas expressões, na sanfona e no balanço das músicas”, destaca.

Gravado em uma tarde ornamentada com elementos nordestinos, o EP “Diferente (Acústico)” apresenta versões das cinco faixas do projeto original em formato ao vivo e audiovisual, com estética que remete a um sarau nordestino leve e afetivo. “É uma leitura das músicas mais próxima e poética. Cada canção ganhou uma nova vida, com sutilezas e interpretações que só o acústico permite”, reflete Sofia.

CELEBRAÇÃO

Com o lançamento, a artista encerra um ciclo importante da carreira e abre espaço para novas sonoridades. “O ano de 2025 marca o fechamento do ‘Diferente’ e este acústico vem para celebrar isso. É o início de uma fase mais orgânica e introspectiva, em que me reconecto com minha essência de compositora e instrumentista”, define “Para 2026 podemos esperar novidades sonoras, mudanças nas produções com uma reaproximação de sons mais acústicos, autênticos e próximos de minhas raízes”, diz.

O projeto, ainda, é pensado para aproveitar o verão e promete embalar momentos de descanso e encontros afetivos. “O ambiente e as versões envolventes das músicas também trazem uma sonoridade de arrocha, seresta, que certamente vai grudar na cabeça e no coração”, finaliza a artista.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.