Suraras do Tapajós abrem show de Fafá de Belém no Rio de Janeiro
Por Redação
18/05/2026 às 10:00

Foto: Derso Oliveira
As Suraras do Tapajós seguem em circulação nacional e participam, no Rio de Janeiro, da abertura do show de Fafá de Belém, que celebra cinco décadas de carreira. O encontro marca um diálogo potente entre diferentes gerações da música brasileira, conectando a força ancestral dos territórios indígenas ao legado de uma das vozes mais emblemáticas do país.
Antes da apresentação no Circo Voador, o grupo também realiza um show especial no Centro da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca, no dia 4 de junho, quinta-feira, levando ao público o espetáculo “Suraras do Tapajós - Mulheres Indígenas, a Voz da Resistência”.
O show no Circo Voador acontece no dia 5 de junho, sexta-feira, às 20h, na Lapa. A noite também contará com participações de Manoel Cordeiro e Vitrola Aberta.
Vindas de Alter do Chão (PA), em Santarém, território do povo Borari, as Suraras do Tapajós são hoje uma das principais referências da música indígena contemporânea no país. Primeiro grupo de carimbó formado exclusivamente por mulheres indígenas no Brasil, o coletivo ressignifica o gênero amazônico - historicamente marcado pela presença masculina - a partir do protagonismo de mulheres originárias.
No espetáculo “Suraras do Tapajós – Mulheres Indígenas, a Voz da Resistência”, o grupo mistura celebração, ritual e manifesto em uma experiência cênica que reúne música, dança e práticas ancestrais. A sonoridade parte do carimbó tradicional, com curimbós, maracas e arranjos vocais em coro, reunindo canções autorais, faixas do álbum “A Força Que Vem das Águas - Kiribasáwa Yúri Yí-Itá” e referências a mestres do gênero, como Dona Onete.
Nas letras, um mergulho pelas relações com a natureza, pela memória coletiva e pelo protagonismo feminino indígena. Em cena, as artistas se apresentam descalças, com grafismos corporais e figurinos que evidenciam a identidade e os saberes de seus territórios.
A performance incorpora elementos imersivos, como coreografias coletivas, interação com o público e o tradicional banho de cheiro com ervas medicinais - prática ancestral amazônica ligada à cura e ao bem-estar - criando uma experiência sensorial que atravessa arte, espiritualidade e resistência.
“Nossa arte é luta, mas também é celebração. Cantamos em defesa do rio, da floresta, das mulheres e dos povos indígenas”, afirma Val Munduruku, integrante do grupo.
A participação no Circo Voador integra a agenda da maior turnê da trajetória das Suraras do Tapajós, que passa por 12 cidades brasileiras ao longo de 2026, ampliando o alcance de sua atuação artística e política em defesa dos territórios, das mulheres e dos povos indígenas.
Depois de circular pela Europa, com apresentações em países como França, Portugal e Finlândia, e de integrar a programação da COP30, em Belém, o grupo consolida uma trajetória marcada pelo fortalecimento da cultura indígena contemporânea nos palcos do Brasil e do mundo.
Depois do Rio de Janeiro - e da estreia da turnê em São Paulo - a circulação segue por Belo Horizonte, Fortaleza, Ouro Preto, Manaus, Boa Vista, João Pessoa, São Luís, Salvador, Natal e Rio Branco.
Em cada cidade, o projeto também articula ações formativas, como oficinas de carimbó e moda consciente, rodas de diálogo com coletivos indígenas e uma instalação inspirada na Amazônia.
O projeto é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Petrobras e realização da Alter do Som, Ministério da Cultura e Governo Federal.
SERVIÇO | SURARAS DO TAPAJÓS NO RIO DE JANEIRO
Centro da Música Carioca Artur da Távola
Data: 4 de junho de 2026, quinta-feira
Local: Centro da Música Carioca Artur da Távola
Endereço: Rua Conde de Bonfim, 824 | Tijuca, Rio de Janeiro
Fafá de Belém – Turnê 50 anos | Abertura: Suraras do Tapajós
Data: 5 de junho de 2026, sexta-feira, às 20h
Local: Circo Voador
Endereço: R. dos Arcos, s/n | Lapa, Rio de Janeiro
Participações: Manoel Cordeiro e Vitrola Aberta
Relacionadas
Ver maisSolange Almeida e Raí Saia Rodada são confirmados no São João de São Sebastião do Passé (BA)
15/05/2026 às 17:42
Por Redação