Home
/
Notícias
/
Viva Bem
/
Esportes de areia se popularizam e especialistas contam como se preparar para as práticas esportivas
Esportes de areia se popularizam e especialistas contam como se preparar para as práticas esportivas
Por Redação
18/09/2025 às 09:50

Beach Tenis, Futevôlei e outros esportes de areia estão cada vez mais populares na capital baiana, que se destaca pela ampla faixa de praia. E com a proximidade do verão, o movimento de praticantes se intensifica ainda mais. Além de serem esportes dinâmicos, democráticos e divertidos, eles também têm se mostrado fortes aliados da saúde mental.
Mas, para entrar na areia e não correr riscos, os especialistas em educação física fazem alguns alertas. “Além de trabalhar força, agilidade e coordenação motora, esportes como o Beach Tenis e o Futevôlei são excelentes exercícios para a mente. Mas é necessário se preparar antes de encarar uma rotina intensa na areia. A resistência nesse tipo de solo é maior e exige mais condicionamento”, conta Everton Raeda, Diretor Técnico da Rede Alpha Fitness. A dica é fazer alguns treinos de força na academia antes de enfrentar a areia.
Fortalecimento de membros inferiores é importante para que a resistência seja melhor. Alguns treinos de cárdio, como práticas na escada, esteira e bicicleta, também são indicados, pois vão dar mais condicionamento cardiorespiratório. “Assim como todo esporte, o importante é começar de forma mais leve. Por ser a céu aberto, é fundamental se proteger do sol, usar protetor solar, se hidratar bastante e entender que cada um tem o seu limite. É importante não levar a competição ao extremo, porque cada pessoa tem seu tempo e sua resistência, diferentemente da outra. Entendendo isso, se evitarão lesões e todo mundo vai poder praticar bastante e curtir o verão”, finaliza o especialista da Rede Alpha Fitness.
Relacionadas
Ver maisNovembro Azul: sedentarismo é fator de risco para câncer de próstata
04/11/2025 às 11:16
Por Redação
Clínica IBIS leva avanços do Nobel de Medicina para pacientes em Salvador
30/10/2025 às 10:47
Por Redação