Home
/
Notícias
/
Mais
/
Bloco das cheirosas: perfumista do Boticário dá dicas de fixação de fragrâncias durante o Carnaval
Bloco das cheirosas: perfumista do Boticário dá dicas de fixação de fragrâncias durante o Carnaval
Por Redação
04/02/2026 às 12:00

Em meio ao calor intenso, longas horas ao ar livre, blocos e festas, o Carnaval pode ser um verdadeiro teste de resistência para qualquer fragrância. Ainda assim, com algumas escolhas certeiras e cuidados simples do dia a dia, é possível manter o seu cheiro favorito na pele por muito mais tempo durante a folia.
De acordo com o especialista César Veiga, perfumista do Boticário, a fixação de uma fragrância depende de vários fatores. “A durabilidade é resultado de um conjunto de elementos, como a família olfativa, a quantidade de produto aplicada, às condições climáticas e até a forma como cada pessoa percebe o cheiro. Se perfumar também é uma arte que envolve autoconhecimento e experimentação. Não existe regra única, porque a fragrância é uma expressão de identidade de cada um”, destaca.
Para quem quer curtir o Carnaval sem abrir mão de apostar nas fragrâncias prediletas, o expert preparou uma seleção de dicas para garantir que os produtos desempenhem performances duradouras na pele.
Mantenha a pele hidratada
Manter a pele hidratada é essencial para a performance da fragrância, especialmente em dias quentes. “As fragrâncias são compostas por óleos aromáticos diluídos em álcool. Quando o álcool evapora, esses óleos aderem melhor a uma pele mais hidratada, prolongando a fixação. A dica é investir tanto na hidratação de dentro para fora, bebendo bastante água, quanto no uso de hidratantes corporais antes da aplicação”, explica.
Use o layering como aliado
Nesse sentido, o layering - técnica de sobreposição de fragrâncias - é um aliado poderoso para aumentar a fixação e ainda criar uma assinatura olfativa única durante o Carnaval. “Usar hidratantes ou óleos corporais perfumados antes de aplicar a fragrância ajuda a garantir uma aderência prolongada, além de permitir combinações criativas. É possível misturar fragrâncias da mesma família ou contrastar notas para garantir um cheiro diferente a cada dia”, destaca.
Aplique a fragrância nos pontos certos
“O ideal é fazer a aplicação em pontos menos expostos ao sol e com boa circulação, como dobras do pulso e do cotovelo, pescoço, nuca e região do tórax”, diz. Segundo o especialista, essas áreas ajudam a preservar a fragrância ao longo do dia, mesmo com o calor e o suor.
Reaplique ao longo do dia
“Praticamente todas as famílias olfativas apresentam boa performance em dias quentes e longos, o que muda é a quantidade aplicada e também a necessidade de reaplicação. Uma boa solução é colocar sua fragrância predileta em um frasco menor, de 10 a 30mL, fácil de carregar na bolsa ou na pochete durante o Carnaval”, orienta.
Nem demais, nem de menos
“Pode até parecer que sim, mas aplicar uma fragrância em excesso na pele não garante maior fixação. Quando exageramos, o olfato pode saturar e parar de perceber o cheiro, o que é um mecanismo natural do corpo. Por outro lado, aplicar pouco demais também pode fazer com que o produto evapore rápido no calor. Para evitar excessos ou faltas, experimente entender como a fragrância se comporta na sua pele, ajustando a quantidade conforme a intensidade e o clima”, conta.
Para finalizar, o perfumista elenca as apostas certeiras do Boticário para curtir o Carnaval. “A linha Egeo é a cara dessa folia, com fragrâncias frutais criativas e ousadas. Para quem prefere notas florais, a dica é a linha Floratta, que combina frescor e formalidade. Já Arbo é um verde aromático coringa que vai bem em todas as ocasiões para todos os gêneros. O lançamento Malbec Black Legend é uma opção para quem busca uma fragrância envolvente”, conclui.
Relacionadas
Ver maisExecutivos apostam no networking estratégico como diferencial competitivo para 2026
02/02/2026 às 11:30
Por Redação
Mostra “Odoyá: entre marés e ancestralidade” traz ao público obras bi e tridimensionais inspiradas em Yemanjá
29/01/2026 às 10:40
Por Redação