Home
/
Notícias
/
Cinema
/
Documentário YANUNI, aclamado pela crítica internacional, lança trilha sonora na quarta-feira (14)
Documentário YANUNI, aclamado pela crítica internacional, lança trilha sonora na quarta-feira (14)
Por Redação
13/01/2026 às 11:39
Atualizado em 13/01/2026 às 11:40

Foto: Divulgação YANUNI
O documentário YANUNI, aclamado pela crítica internacional e incluído na shortlist do Oscar de Melhor Documentário de Longa-Metragem, lança sua trilha sonora nesta quarta-feira, dia 14 de janeiro, no Spotify, Apple Music e em todas as principais plataformas de streaming. O trabalho foi composto por H. Scott Salinas, com o apoio do compositor argentino Tomás Videla, em colaboração com o líder indígena, músico e produtor executivo Eric Terena, e com participações da rapper Katú Mirim e da cantora Djuena Tikuna.
A música-tema “No Front” (“na linha de frente”), que aborda a exploração indígena e a extração ilegal de petróleo e ouro na Amazônia, foi escrita e interpretada exclusivamente pela rapper indígena Katú Mirim. Um videoclipe da música “Yanuni Suite”, com a participação de Juma, do conjunto de intérpretes e de cenas do filme, também foi lançado junto com a trilha.
“Nós gravamos a música de YANUNI em diferentes partes do mundo, de Santa Mônica a Viena, São Paulo e Manaus”, afirmou o compositor Salinas. “Esta trilha sonora está enraizada em perspectivas e vivências indígenas e reflete de forma genuína os temas do filme”, destaca.
Produzido pela cacica Juma Xipaia e por Leonardo DiCaprio, com direção de Richard Ladkani (Perseguição em Alto Mar e O Extermínio do Marfim), o filme foi classificado pela crítica como “emocionante”, “oportuno” e “inspirador”. YANUNI é um retrato cinematográfico de Juma Xipaia, cacica indígena da Amazônia brasileira, cuja trajetória a leva de uma aldeia remota à linha de frente da justiça climática. Após sobreviver a seis tentativas de assassinato, ela é nomeada a primeira secretária nacional de Articulação e Promoção de Direitos Indígenas, do primeiro Ministério dos Povos Indígenas do Brasil, enquanto seu marido, Hugo Loss, agente federal do IBAMA, lidera operações perigosas contra o garimpo ilegal. À medida que Juma enfrenta o poder político, ameaças crescentes e a chegada iminente da maternidade, ela é obrigada a confrontar o custo pessoal da resistência. Íntimo e épico ao mesmo tempo, YANUNI é uma história poderosa sobre soberania indígena, amor e a luta urgente para proteger o planeta.
“Trabalhamos para reunir uma equipe verdadeiramente global para compor a música do filme, e o resultado é algo que não apenas reflete Juma e suas vivências, mas também é uma bela homenagem à sua cultura e à sua missão”, disse o diretor Ladkani. “Voltar minha lente para a Amazônia foi uma continuação do meu compromisso em contar histórias urgentes, de alto risco, sobre a sobrevivência do nosso planeta, e eu queria que a música captasse de forma genuína a urgência do que está acontecendo. A Amazônia não é apenas uma das regiões mais biodiversas da Terra, é também uma das mais ameaçadas. Esperamos que o público se sinta inspirado pela música a conhecer mais o trabalho de Juma e sua dedicação incansável em servir sua comunidade”, completa.
“A floresta está sendo destruída a uma velocidade alarmante, silenciando milhares de vozes, apagando corpos de conhecimento insubstituíveis e ameaçando o nosso futuro”, afirma a protagonista e produtora Juma Xipaia. “YANUNI amplifica as vozes indígenas para o mundo — do território à tela — por meio de sua narrativa, de seus personagens, da música e da linguagem visual. Esta trilha sonora e este filme reúnem o conhecimento ancestral de povos de toda a Amazônia, enquanto compartilhamos nosso amor, nossos sonhos e nossa esperança por meio de seu espírito de resistência”, reflete Cacica.
O documentário teve sua estreia no encerramento do Festival de Cinema de Tribeca, foi exibido em 35 festivais em 12 países nos últimos seis meses e venceu 21 prêmios, incluindo Melhor Documentário e Melhor Direção no prestigiado SCAD Savannah Film Festival. Atualmente, o filme está na shortlist para Melhor Documentário de Longa-Metragem no Oscar 2026.
YANUNI é dirigido por Richard Ladkani; produzido por Anita Ladkani e Richard Ladkani, com produção de Juma Xipaia, Leonardo DiCaprio, Jennifer Davisson e Phillip Watson; montagem de Georg M. Fischer, BFS; direção de fotografia de Richard Ladkani; trilha sonora de H. Scott Salinas; e produção executiva de Dax Dasilva, Martin Choroba, Philipp Schall, Joanna Natasegara, Laura Nix e Eric Terena.
Relacionadas
Ver maisCRÍTICA: "O Beijo da Mulher Aranha" não traz impacto, mas entretém
14/01/2026 às 20:00
Por Robson Cobain
É do Brasil! Wagner Moura vence o Globo de Ouro de Melhor Ator de Drama
12/01/2026 às 10:50
Por Robson Cobain
Trilogia 'O Senhor dos Anéis' volta aos cinemas para reexibição comemorativa de 25 anos
09/01/2026 às 12:07
Por Redação